A Cáritas Arquidiocesana de Manaus doou 24 mil itens de saúde e higiene para atender às demandas de 31.403 indígenas que vivem em 19 municípios e comunidades da Região Metropolitana de Manaus. A cerimônia de entrega dos materiais ocorreu no auditório Mãe Paula, localizado na zona Central da capital amazonense, e contou com representantes indígenas, da Igreja Católica e do Distrito Sanitário Especial Indígena – Dsei Manaus, que atua em 19 Polos Base de promoção de saúde aos Povos Originários.
- Cáritas Manaus assina termo de cooperação técnica com Defensoria Pública
- Paróquia de Santo Antônio promove 1° edição da corrida e caminhada do padroeiro
O Cardeal e Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, destacou a necessidade do acompanhamento da saúde indígena e do estímulo à autossuficiência dessa política, que é essencial para os povos antigos.
A assistente social e representante do Dsei Manaus, Janiacley Mendonça, ressaltou a responsabilidade do órgão que abastece e promove o sistema de saúde para os povos indígenas aldeados. Ela salientou a importância das doações, em virtude do crescimento das demandas.
A enfermeira especializada em saúde indígena, Víviam Ramires, que atua junto aos Polos Base, considera essencial a parceria entre as entidades, para a prevenção de doenças.
Ao todo, 264 comunidades vão ser beneficiadas com a ação.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar