No dia 15 de dezembro de 2024, o ciclone tropical Chido atingiu o norte de Moçambique, provocando uma tragédia que afetou milhares de famílias nas dioceses de Pemba, Nacala e Nampula. Com ventos violentos e chuvas torrenciais, o fenômeno deixou 45 mortos e mais de 500 feridos, segundo informações atualizadas do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) de Moçambique.
Na província de Cabo Delgado, a mais atingida, cerca de 35 mil famílias foram impactadas, muitas delas perdendo suas casas, plantações e bens essenciais. Na região de Nampula, aproximadamente 25 mil pessoas enfrentam a falta de energia elétrica, agravando ainda mais a situação de vulnerabilidade.
Em resposta a este cenário, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Cáritas Brasileira, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e as Pontifícias Obras Missionárias (POM) uniram forças para lançar a campanha “SOS Moçambique”. O Bispo da Diocese de Pemba Dom António Juliasse Ferreira Sandramo, ressaltou que o objetivo é mobilizar, de maneira emergencial, recursos destinados à diocese de Pemba, viabilizando a aquisição de itens essenciais e o suporte humanitário imediato.
As contribuições podem ser feitas através da conta bancária, gerida pela Cáritas Brasileira: banco do Brasil Agência: 452-9 / Conta Corrente: 53330-0 / pix: sos@caritas.org.br