A Igreja Católica vive o tempo litúrgico da quaresma, um convite ao JEJUM, a CARIDADE e a PENITÊNCIA. É momento de profunda reflexão das ações, despojamento dos excessos e a busca pela conversão. São 40 dias em preparação para a celebração mais importante da igreja, a ressurreição de Cristo.
Durante a homilia realizada na Missa das Cinzas, ocorrida na Catedral Nossa Senhora da Conceição, o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner, afirmou que a quaresma deve nos levar ao encontro de Jesus Crucificado.
O Cardeal recorda que é necessário ter uma intimidade com Deus. Isto se dá por meio da oração, recolhida, silenciosa e pessoal.
Em uma mensagem dedicada à Quaresma, cujo tema é “Através do deserto, Deus guia-nos para a liberdade”, o Papa Francisco afirma que o tempo é de graça, no qual o deserto volta a ser o lugar do primeiro amor.
Na mensagem, Francisco reconhece que a humanidade de hoje atingiu “níveis de desenvolvimento científico, técnico, cultural e jurídico capazes de garantir dignidade a todos”, mas o risco é que, sem rever os estilos de vida, se caia na “escravidão” de práticas que arruínam o planeta e alimentam as desigualdades.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar
Imagem: Flávia Horta – Ascom Arquidiocese de Manaus