O cardeal Michael Czerny, prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, está em Manaus para participar na Assembleia da Conferência Eclesial da Amazónia (CEAMA), de 8 a 11 de agosto, mas antes de iniciar a Assembleia, poucas horas depois de chegar em Manaus, no dia 7 de agosto, quis conhecer a realidade local, acompanhado da assessora Cecília Vargas, que trabalha na Seção de Diálogo e Escuta do Dicastério, ambos com a finalidade de saber como o Desenvolvimento Humano Integral e o Vaticano podem melhor acompanhar os desafios locais e trazer uma palavra de esperança de Papa Francisco.
O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral tem a missão de escutar, dialogar e refletir de maneira sinodal, visando discernir, propor e apoiar respostas eficazes que se esforçam para alcançar e servir o desenvolvimento humano integral. O cardeal Michael Czerny e a assessora Cecília Vargas desejaram escutar a respeito da realidade local, em especial a necessidade de voltar o olhar para a dignidade humana com destaque para a situação dos migrantes, dos indígenas, das mulheres, das crianças, que são quem mais estão em situação de vulnerabilidade devido a negligência de governantes e vivendo a mazela do abuso e exploração sexual.
Inicialmente houve um encontro com o arcebispo, cardeal Leonardo Steiner; o bispo auxiliar, Dom Tadeu Canavarros; e membros da Cáritas de Manaus, da Faculdade Católica do Amazonas, da Coordenação de Pastoral e outros agentes. Na ocasião, foi apresentado um pouco da realidade da Arquidiocese de Manaus, a sua dinamicidade, o seu espírito missionário, assim como também se falou a respeito das tensões e deficuldades enfrentadas diante da realidade social local. Destacou-se a necessidade de estar em permanente diálogo e presença, indo ao encontro dos mais necessitados, atentos às questões sociais, culturais e ambientais.
O Cardeal Czerny realizou visitas para conhecer a caminhada de comunidades da periferia de Manaus. Para esta foi escolhida a Área Missionária São João Paulo II, formada pelas comunidades urbanas Cristo Rei, Santa Clara, Santa Luzia, Santíssima Trindade e São Paulo Apóstolo, e juntamente com elas as comunidades de São Francisco, Santa Júlia, Sagrada Família, na zona rural, e Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Carmo, que são comunidades de ocupação.
Fotos: Francisco Neto
Com informações de Pe. Luis Miguel Modino – CELAM
Fotos: Área Missionária João Paulo II e CNBB Regional Norte 1