Cardeal Michael Czerny participa de encontros em Manaus para conhecer realidade local

Cardeal Michael Czerny participa de encontros em Manaus para conhecer realidade local

Cardeal Michael Czerny participa de encontros em Manaus para conhecer realidade local

O cardeal Michael Czerny, prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, está em Manaus para participar na Assembleia da Conferência Eclesial da Amazónia (CEAMA), de 8 a 11 de agosto, mas antes de iniciar a Assembleia, poucas horas depois de chegar em Manaus, no dia 7 de agosto, quis conhecer a realidade local, acompanhado da assessora Cecília Vargas, que trabalha na Seção de Diálogo e Escuta do Dicastério, ambos com a finalidade de saber como o Desenvolvimento Humano Integral e o Vaticano podem melhor acompanhar os desafios locais e trazer uma palavra de esperança de Papa Francisco.

O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral tem a missão de escutar, dialogar e refletir de maneira sinodal, visando discernir, propor e apoiar respostas eficazes que se esforçam para alcançar e servir o desenvolvimento humano integral. O cardeal Michael Czerny e a assessora Cecília Vargas desejaram escutar a respeito da realidade local, em especial a necessidade de voltar o olhar para a dignidade humana com destaque para a situação dos migrantes, dos indígenas, das mulheres, das crianças, que são quem mais estão em situação de vulnerabilidade devido a negligência de governantes e vivendo a mazela do abuso e exploração sexual.

Inicialmente houve um encontro com o arcebispo, cardeal Leonardo Steiner; o bispo auxiliar, Dom Tadeu Canavarros; e membros da Cáritas de Manaus, da Faculdade Católica do Amazonas, da Coordenação de Pastoral e outros agentes. Na ocasião, foi apresentado um pouco da realidade da Arquidiocese de Manaus, a sua dinamicidade, o seu espírito missionário, assim como também se falou a respeito das tensões e deficuldades enfrentadas diante da realidade social local. Destacou-se a necessidade de estar em permanente diálogo e presença, indo ao encontro dos mais necessitados, atentos às questões sociais, culturais e ambientais.

O Cardeal Czerny realizou visitas para conhecer a caminhada de comunidades da periferia de Manaus. Para esta foi escolhida a Área Missionária São João Paulo II, formada pelas comunidades urbanas Cristo Rei, Santa Clara, Santa Luzia, Santíssima Trindade e São Paulo Apóstolo, e juntamente com elas as comunidades de São Francisco, Santa Júlia, Sagrada Família, na zona rural, e Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Carmo, que são comunidades de ocupação.

Fotos: Francisco Neto

Com informações de Pe. Luis Miguel Modino – CELAM

Fotos: Área Missionária João Paulo II e CNBB Regional Norte 1