O Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Manaus, Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, receberá nesta quarta-feira, 26/06, o Título de Cidadão de Manaus. A iniciativa é de propositura do vereador Dr. Daniel Vasconcelos (Republicanos) e aprovada pela Câmara Municipal de Manaus (CMM).
De acordo com o Dr. Daniel, que também preside a Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minorias da CMM, a homenagem é um reconhecimento aos serviços prestados pelo Cardeal à sociedade manauara.
Nascido em Forquilhinha (SC), Dom Leonardo, de 73 anos, pertence à Ordem dos Frades Menores (O.F.M) e possui formação em Filosofia e Teologia em Petrópolis (RJ), sendo ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1978. Antes de assumir a Arquidiocese de Manaus, ele liderou a Prelazia de São Félix (MT), atuou como Auxiliar na Arquidiocese de Brasília e foi Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por oito anos. O Cardeal também é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum de Roma.
Ouça a matéria em áudio:
Dom Leonardo Ulrich Steiner sucedeu a Dom Sergio Eduardo Castriani como Arcebispo Metropolitano de Manaus, assumindo o cargo em janeiro de 2020. Em maio de 2022, foi nomeado pelo Papa Francisco como o primeiro Cardeal da Amazônia.
Além do Título de Cidadão de Manaus, o Arcebispo também foi agraciado com o Título de Cidadão do Amazonas pela Assembleia Legislativa do Estado.
A homenagem acontecerá às 13h na Câmara Munucipal de Manaus, localizada na Avenida Padre Agostinho Caballero Martin, 850 – Santo Antônio.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar