Capivara “Filó” é entregue ao Ibama; mamífero será reintegrado à natureza

Nessa quinta-feira (27), a capivara “Filó” que era criada pelo influenciador Agenor Tupinambá, de 23 anos, foi entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Manaus.

O mamífero foi transportado em um avião de Autazes até o aeroclube da capital amazonense, onde agentes do órgão ambiental aguardavam no local.

Depois, a capivara foi levada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). No local, será realizado um trabalho para que Filó seja reintegrada à natureza.

Nas redes sociais, Agenor divulgou uma nota de despedida, na qual, declara que o” habitat natural da Filó é seu coração”.

Ainda na publicação, ele explicou que o Ibama deu a possibilidade de que Filó ficasse próxima dele e encontrasse um bando de capivaras para integração, mas disse ser difícil encontrar um bando e dos riscos que ela poderia correr, na região onde ele mora.

Agenor foi denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal, ele tinha um prazo de seis dias para entregar o animal às autoridades. O limite expirou na última segunda-feira (24).

Apesar do mamífero ter sido entregue, o influenciador ainda terá que pagar a multa de R$ 17 mil determinada pelo órgão ambiental.

Repercussão do caso

A capivara ganhou destaque na mídia em fevereiro deste ano, quando o fazendeiro viralizou nas redes sociais, ao mostrar a rotina com Filó e outros animais silvestres.

Passados dois meses, ele foi multado pelo Ibama. Após o influenciador divulgar a notificação, o assunto passou a dividir opinião. Depois da repercussão, o órgão se manifestou afirmando que “animal silvestre não é pet”.

Fotos: Divulgação/Redes Sociais