Candidato que se recusar a usar máscara no Enem poderá ser eliminado

O Ministério da Educação publicou hoje no Diário Oficial da União uma retificação ao edital do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2020, no qual, afirma que os candidatos vão ter que usar máscaras desde a entrada nos estabelecimentos da prova até a saída, tanto na prova impressa quanto na digital.

5,8 milhões de candidatos estão inscritos para fazer as provas. Desse total, 96 farão a prova digital. Além do uso de máscaras, o edital cita o respeito ao distanciamento quando o candidato for se apresentar na sala de aplicação da prova.

O edital foi atualizado para alterar a data de realização do exame, já divulgada anteriormente. Em vez de novembro, como estava previsto antes da pandemia, a prova será feita em janeiro e fevereiro, com resultados divulgados em março.

As regras também foram reescritas para incluir os cuidados sanitários para evitar a proliferação do coronavírus. O uso constante da máscara é uma das mudanças e, agora, é uma das obrigações do participante.

O uso da máscara é dispensado para pessoas com autismo, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou outras deficiências que as impeçam o uso adequado.

Da Rádio Rio Mar

Foto: Agência Brasil