Campanha Janeiro Branco reforça a importância do cuidado com a saúde mental

Campanha Janeiro Branco reforça a importância do cuidado com a saúde mental. Foto: Divulgação

Oito em cada dez pessoas com problemas graves de saúde mental não tiveram acesso adequado aos tratamentos necessários, é o que aponta a OPAS – Organização Panamericana da Saúde. Para a Psicóloga Daliane Santana, o transtorno mental aparece de forma silenciosa.

Para atender essa demanda no Brasil, referente à saúde mental, todo o início de ano tem a campanha “A vida pede equilíbrio”. A campanha “janeiro Branco”, foi criada em 2014, e é reconhecida pelo Ministério da Saúde. Dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, apontam que os transtornos mentais cresceram nos últimos anos, principalmente a ansiedade e depressão. Os países das Américas registraram um aumento de mais de 30% nos diagnósticos de transtornos. Em relação à ansiedade, 32% de crescimento, e depressão 35% durante a pandemia de covid-19.

Em Manaus, a porta de entrada para atendimentos são as unidades básicas de saúde, e conforme o caso, o usuário é encaminhado para um dos quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que atende de 08h às 17h, ou para o CESMAM – Centro de Saúde Mental do Amazonas.