Campanha de vacinação contra poliomielite e multivacinação começa hoje em Manaus

A Prefeitura de Manaus deu início, nesta segunda-feira, (08), à Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação de 2022. As doses estão disponíveis em 171 unidades da rede municipal de saúde.

A campanha foi aberta oficialmente, na UBS Luiz Montenegro, na zona Sul da capital, na manhã de hoje, pelo titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Djalma Coelho.

O objetivo da campanha, que segue até o dia 9 de setembro, é elevar a cobertura vacinal do público menor de 15 anos contra doenças imunopreveníveis e garantir que 95% das 141 mil crianças menores de 5 anos residentes em Manaus estejam protegidas contra a poliomielite.

Campanha Nacional

O Ministério da Saúde lançou neste domingo (7), em São Paulo, a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e de multivacinação. O objetivo é recuperar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes que deixaram de tomar os imunizantes previstos no calendário nacional. O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989.

A partir desta segunda,  cerca de 40 mil salas de vacinação em todo o país estarão abertas para aplicar doses de 18 tipos de imunizantes previstos no calendário nacional de vacinação para esse público.

Vacinas disponíveis

Para crianças estarão disponíveis os seguintes imunizantes:  Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Para adolescentes: HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Segundo o ministério, a partir dos três anos de idade, as vacinas de covid-19 podem ser administradas de forma simultânea ou com qualquer intervalo com os demais imunizantes.

Da redação – Rádio Rio Mar

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil