Campanha ‘Boi-bumbá para Todos’ leva inclusão e previne violações de direitos

Esta é a 2ª edição da campanha ‘Boi-bumbá para Todos’, que começou em 2023. Os trabalhos começaram há três meses, com a capacitação de servidores estaduais e profissionais que irão atuar no período bovino e seguem até o dia 1º de julho. As atividades voltadas aos brincantes na Ilha Tupinambarana iniciam na semana do festival, no dia 24 de junho, com as primeiras ações de sensibilização e informação.

Para este ano de 2024, a campanha ganhou reforço de três agências da Organização das Nações Unidas (ONU), que atuam diretamente na garantia de direitos humanos. São elas: Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), além da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

A titular da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Jussara Pedrosa, explica como vai funcionar.

A Sejusc vai levar a Parintins os totens de “Cidadania”, onde poderão ser depositados documentos encontrados na ilha durante o festival. Para recuperar um documento deixado na caixa, quem perdeu deverá se dirigir ao stand da pasta localizado no Turistódromo, na Avenida Amazonas,  para o resgate.

Ao todo, serão seis totens instalados em pontos estratégicos de concentração de brincantes: Bumbódromo, Turistódromo e Panavueiro Fest.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc