Idealizada em 2016 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a campanha Abril Marrom surgiu com o intuito de conscientizar a população sobre a prevenção, o combate e a reabilitação às diversas doenças que podem acometer os olhos e levar à perda irreversível da visão. A cor marrom foi a definida por ser a cor de íris mais comum nos olhos dos brasileiros.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de brasileiros com deficiência visual é de aproximadamente de 6,5 milhões. Cerca de 80% das causas da deficiência visual podem ser prevenidas ou tratadas, segundo o médico oftalmologista, Swammy Mitozo.
- Época da Pupunha: Conheça os benefícios da fruta amazônica para a saúde
- Anvisa já contabiliza quase 800 casos de intoxicação ocular pelas pomadas de modelar cabelos
O diagnóstico dessas doenças, dependem de diversos fatores, como a questão genética. A exemplo disso está a miopia que, de acordo com o especialista, filhos de pais com essa condição tendem a desenvolver, sobretudo, se os hábitos favorecerem a evolução da condição, como o uso frequente de telas desde a infância. Segundo o especialista, um fator de risco que causa bastante dúvida entre as pessoas é o uso de óculos de sol falsificado, ele alerta que o uso, pode prejudicar a visão a longo prazo, podendo favorecer algumas doenças, como o aumento da incidência de catarata.
É importante que o paciente, com ou sem qualquer condição genética para doença nos olhos, faça uma visita constante ao oftalmologista, visto que o diagnóstico precoce sempre vai ser a melhor solução para prevenir doenças.