A campanha Abril Marrom reforça sobre formas de prevenção e combate às doenças que podem causar a perda da visão.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 35 milhões de pessoas no país sofrem com algum tipo de problema relacionado à saúde dos olhos. Foi exatamente para reduzir esses números e conscientizar a população que a campanha surgiu.
Hábitos como coçar os olhos e dormir sem lavar o rosto podem até parecer inofensivos, mas oferecem sérios riscos à saúde. Segundo especialistas, a falta de cuidado com os olhos é uma das principais causas de doenças que resultam na perda de visão.
Leia também: Religião e medo da vacina: saiba o que tem sido feito para mudar essa realidade
Na maioria das vezes, a condição pode ser revertida. A oftalmologista Luciana Herculano fez um alerta à população, de todas as idades.
“Cada idade tem as suas particularidades e o tratamento sempre pode ser feito, se for descoberto a tempo. Infelizmente a saúde ocular é muito negligenciada. Muitas pessoas deixam para procurar oftalmologista apenas quando já apresentam baixa da acuidade visual, quando a visão está muito baixa, muito ruim e às vezes não há mais o que fazer para reverter”, comentou.
Ela explicou, ainda, que esse acompanhamento deve ser feito pelo menos uma vez ao ano, mesmo para quem não tem nenhum sintoma.
“Para que a gente evite perder a visão desse mundo tão lindo, o tratamento precoce, a visita ao oftalmologista, que numa simples consulta vai medir sua pressão, vai verificar se você tem miopia, hipermetropia, astigmatismo. Todos eles podem ser corrigidos com uma lente de contato ou com óculos. Um grau muito alto pode impedir que a pessoa trabalhe, se locomova, estude e interaja com os outros”, disse.
Ouça esta reportagem em áudio:
A avaliação pode ajudar a prevenir doenças graves como a catarata, o glaucoma e até mesmo a diabetes, que também causa perda da visão. Outros fatores que ajudam a evitar esse tipo de problema são: manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas.
Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar