A Câmara Municipal de Manaus lança nesta quarta-feira o Escolegis, Programa de qualificação profissional gratuito destinado a toda a população da cidade. A expectativa é atender 300 mil pessoas durante um ano, período de vigência do contrato com a empresa vencedora da licitação.
Entre os cursos oferecidos estão inglês e espanhol básico, atendente de farmácia, técnicas de redação para o Enem, noções de direito eleitoral e marketing político. As aulas serão na modalidade à distância com carga horária de 20 horas. A idade mínima para participar é de 16 anos, sem limite de cursos por pessoa. O certificado também pode ser utilizado por universitários para comprovação de horas complementares.
O presidente da Câmara, vereador David Reis (Avante) informou que a ideia de oferecer os cursos à população veio após um ano de cobranças de ações práticas da Casa para com o povo.
“Nós fomos todos muito questionados sobre o que a Câmara poderia de fato fazer para a luta contra a Covid-19. Uma das coisas que a Covid deixou como cicatriz, fora o falecimento de amigos e conhecidos, foi com o mercado de trabalho. Então surgiu a ideia de que a Câmara pudesse reforçar sua escola do legislativo oportunizando munícipes de Manaus com qualificação para que pudessem concorrer à uma vaga no mercado de trabalho”, afirmou.
Ao longo de 2021, a casa legislativa foi questionada por diversas vezes sobre a destinação dos recursos públicos. Esse programa vai custar quase R$ 6 milhões, sendo R$ 19 o valor do curso por pessoa.
A Câmara já possui uma Escola do Legislativo, mas as aulas até então eram destinadas apenas aos servidores. Segundo a casa, o novo programa não inviabiliza o que já existia.
A expectativa é oferecer 25 mil vagas por mês, mas o vereador David Reis informou que pode ampliar a oferta. “Vamos agir pela demanda de mercado. Se houver procura, iremos intensificar a disponibilidade dessas vagas”
A proposta foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares na semana passada. O lançamento do programa Escolegis será às 14h desta quarta-feira no Centro de Convenções Vasco Vasques. As inscrições começam hoje e as aulas devem começar na segunda-feira.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar