O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) será utilizado para garantir o acesso ao programa Auxílio Brasil, que paga a primeira parcela no dia 17 deste mês. O Ministério da Cidadania vai selecionar, todos os meses, novos beneficiários para o programa, desde que os dados estejam atualizados.
Embora seja pré-requisito para o novo programa, a inscrição no CadÚnico não representa garantia de que a família vai passar a receber o Auxílio Brasil. Apenas significa que ela está incluída em uma lista de reserva, que será ampliado à medida que o governo tenha recursos no Orçamento. Os escolhidos serão comunicados pelo Ministério da Cidadania.
As informações deverão ser atualizadas a cada dois anos, mesmo que não haja mudança de dados. Se ocorrer alterações na família, a atualização deve ser feita o quanto antes. Isso se aplica em situações como novo endereço; aumento ou diminuição de renda; mudança de escola de filhos crianças ou adolescentes; alterações nos documentos do responsável pelo domicílio; nascimentos, mortes, chegada e saída de pessoas no domicílio.
A atualização deve ser feita de forma presencial, em um Centro de Atendimento de Referência Social ou em postos de atendimento do CadÚnico, mas alguns municípios oferecem meios eletrônicos para a atualização dos dados.
Fonte: Agência Brasil