O aumento de preços em vários setores da economia colocou o Brasil em terceiro lugar no ranking de inflação da América Latina, ficando atrás apenas da Argentina e do Haiti.
No acumulado em 12 meses até julho deste ano, a inflação chegou a 9%. Na Argentina, somou 51,8% e no Haiti, 17,9%. Os dados fazem parte de um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV). O estudo não leva em conta o desempenho da Venezuela, que vive um colapso econômico e apresenta indicadores distorcidos, que inviabilizam a comparação.
De acordo com o pesquisador do Ibre/FGV, André Braz, o Brasil teve uma desvalorização cambial maior por conta do ambiente de incerteza em um momento de juro baixo.
No relatório Focus, os analistas consultados pelo Banco Central têm piorado semanalmente as previsões para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Eles projetam que a inflação vai encerrar este ano em 7,58%, muito acima da meta de 3,75% estipulada pelo governo.
Da redação
Fotos: Agência Brasil