Brasil conquista ouro inédito no goalball masculino nos Jogos Paralímpicos de Tóquio

O Brasil conquistou, pela primeira vez, a medalha de ouro no goalball masculino nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. O time venceu a China por 7 a 2, na manhã desta sexta-feira (3). Os gols foram marcados por Romário, Parazinho e Leomon.

A equipe masculina, na modalidade, já havia conquistado a prata nos jogos de Londres 2012 e o bronze no Rio 2016, mas faltava o tão sonhado ouro.

Na fase de grupos, o Brasil teve três vitórias e uma derrota, para os Estados Unidos. Nas quartas de finais, os brasileiros venceram a Turquia antes de superar a Lituânia nas semifinais.

O goalball foi desenvolvido para pessoas com deficiência visual. A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária.

A bola tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção. O goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo e nas paradas oficiais.

Esta é a 21ª medalha de ouro brasileira na capital japonesa. Com a conquista de hoje, o Brasil iguala o recorde de 21 ouros alcançado nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012.

Fonte: Comitê Olímpico Brasileiro

Fotos: Alê Cabral/Comitê Olímpico Brasileiro