O bispo emérito da Diocese do Alto Solimões, Dom Alcimar Caldas Magalhães, de 81 anos, faleceu, nesse domingo (20), em Manaus. A causa da morte foi uma parada cardíaca.
Dom Alcimar nasceu em fevereiro de 1940, na comunidade de Ourique, em Benjamin Constant. Ele era filho de seringueiros e foi ordenado sacerdote em 1967. Sua primeira missão foi como pároco na paróquia de São Paulo Apóstolo, em São Paulo de Olivença, sendo eleito conselheiro e definidor da custódia dos frades capuchinhos do Amazonas, em 1972.
Dom Alcimar foi bispo do Alto Solimões até maio de 2015, quando o papa Francisco aceitou sua renúncia canónica.
O prefeito de Manaus, David Almeida, e o vice-prefeito Marcos Rotta divulgaram uma nota lamentando a morte do bispo emérito.
“Com muito pesar, recebi a notícia da morte do bispo emérito da região do Alto Solimões, Dom Alcimar Caldas Magalhães, uma grande liderança da Igreja Católica no Amazonas, um servo de Deus. Que o Senhor conforte o coração de seus familiares, amigos e toda a população do Alto Solimões neste momento de profunda dor”, declarou o prefeito.
O vice-prefeito Marcos Rotta também lamentou a perda de Dom Alcimar. “Por mais de duas décadas, Dom Alcimar dedicou-se ao trabalho pastoral e social, mostrando grande preocupação com o povo do Alto Solimões. Meus sentimentos a todos”, disse.
Fonte: Diocese do Alto Solimões e Prefeitura de Manaus
Foto: Divulgação