Barranco desaba e famílias são retiradas de área de risco na zona Norte

Manaus registrou outro deslizamento de terra, nessa terça-feira (14/03), no Conjunto Boas Novas, bairro Cidade Nova, zona Norte. Um barranco desabou e soterrou parcialmente uma residência do local. Conforme o diretor de operações da Defesa Civil Municipal, José Mendes, equipes de engenharia foram acionadas sobre incidente ainda pela manhã. Ao chegaram no conjunto, os agentes verificaram que a casa atingida ficou parcialmente soterrada, mas não houve feridos.

Pelo menos outras seis residências também precisaram ser interditadas já que toda a área está sob risco e novos deslizamentos em decorrência das chuvas. Ainda segundo o diretor, técnicos da Defesa Civil monitoram aquela área desde 2021, quando 18 famílias foram retiradas do local.

“É uma área de barranco alta, muito íngrime. Na época, colocamos todos no Auxílio Aluguel, mas alguns voltaram para lá”, explicou.

Além da Defesa Civil, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), também foi acionada para prestar apoio aos moradores da área afetada. Após o ocorrido, as famílias foram orientadas a deixar os imóveis e, em seguida, foram encaminhadas para a escola Centro Municipal Educacional Profº Rosendo Neto, onde devem receber suporte das autoridades.

José Mendes reforça que a resposta está sendo imediata em todos as áreas de alerta da cidade, ainda que essa seja uma situação considerada atípica pela quantidade de lugares afetados ao mesmo tempo.

“Nós estamos preocupados, estamos em situação de anormalidade em Manaus. Todos os dias os nossos sistemas fazem análises, já que chove em toda a cidade”, disse.

Segundo ele, nesta quarta-feira (15/03), equipes da Defesa Civil devem retornar ao Conjunto Boas Novas para novas análises da área afetada.

“Nossa equipe de engenharia vai fazer mais análises técnicas para dar apoio total a essas famílias, para que não aconteça uma outra coisa grave, como aconteceu lá no Jorge Teixeira. A ordem é não medir esforços na ajuda e retirada das famílias desses locais de risco”, completou.

Com informações Assessoria

Fotos: Divulgação

Leia também