Banhistas e permissionários devem ficar atentos aos Regulamento de Uso da praia do Tupé

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé tem um total de 12 hectares e é formada por seis comunidades: São João do Tupé, Agrovila Amazonino Mendes, Julião, Nossa Senhora do Livramento, Colônia Central e Tatulândia.

A Praia do Tupé está localizada na comunidade São João. O local atrai milhares de manauaras e turistas que buscam o balneário para se refrescar nesse verão amazônico. Porém, é preciso ficar atento as regras de uso, que são mais restritas por ser uma área de preservação.

De acordo com o Regulamento de Uso da Praia do Tupé, entre as recomendações é proibido: realizar atividades industriais, comerciais e/ou prestação de serviços sem a devida autorização dos órgãos municipais de meio ambiente e de turismo; pernoitar na praia, atracar embarcações em área da praia, fora do local determinado para esse fim; circular com moto aquática, boias coletivas, estivo banana boat ou qualquer outro equipamento motorizado, para não comprometer a segurança dos usuários daquela praia.

No último fim de semana, uma operação Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) resultou em interdição de construção irregular na área, como explica o assessora da pasta, Lincoln Fontenelle Jr.

A Praia do Tupé, fica a 25 quilômetros de Manaus, em uma Área de Preservação Permanente (APP). No local é possível ter contato com a fauna silvestre livre.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Ingrid Anne e Semcom / Linconl Fontenelle Jr / Semmasclima

  • Sakuratoto