Aumentam os números de casos da Síndrome Mão-Pé-Boca

A Síndrome Mão-Pé-Boca é uma doença viral comum que afeta principalmente as crianças. A Síndrome Mão-Pé-Boca é uma doença altamente contagiosa e a transmissão ocorre principalmente pelo contato direto com secreções infectadas, como saliva, muco nasal ou fezes. Além disso, a contaminação também pode ocorrer por meio do contato com objetos contaminados, como brinquedos, maçanetas e talheres.

A enfermeira da coordenação nacional da pastoral da criança, Regina Reinaldin, explica que a doença pode ser transmitida mesmo antes do aparecimento dos sintomas. E as pessoas infectadas podem continuar a transmitir o vírus por até várias semanas após a recuperação.

O tratamento é sintomático, envolvendo repouso, hidratação adequada e o uso de medicamentos para aliviar os sintomas. É importante ressaltar que não há remédio que elimine o vírus.

Vale destacar que o acompanhamento e tratamento sintomático pode ser realizado por Unidade Básica de Saúde (UBS), porém a febre alta leva muitos a procurarem prontos-socorros ou unidades de pronto atendimento infantil. No entanto, a maioria dos casos podem ser tratados nesses locais com orientação médica e medicamentos sintomáticos.