Com o avanço da idade, o sistema imunológico se fragiliza e os idosos ficam mais suscetíveis à bactérias que causam infecções no sistema urinário. Segundo a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade – Funati, os índices desse tipo de comorbidade vem aumentando nessa faixa etária.
Nos mais velhos, os sintomas mais comuns são dores abdominais, náuseas e vômito. As infecções podem ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como nos rins, ureteres que é uma espécie de tubo que liga o rim à bexiga, na própria bexiga e uretra. A maior parte das ocorrências envolve a bexiga e a uretra.
O médico geriatra, Sileno Fortes, explica as causas mais comuns de infecção em idosos de ambos os sexos.
O tratamento da infecção urinária dura, em média, duas semanas. Ele varia de acordo com o tipo, gravidade e persistência da bactéria, e é tratada com o uso de antibióticos. O especialista ressalta que é essencial que o paciente leve o tratamento até o fim para alcançar a cura.
A prevenção é sempre o melhor caminho. Para isso, é fundamental que os idosos adotem as seguintes medidas: evitar o uso de roupas íntimas que sejam apertadas ou que favoreçam a umidade, fazer a higiene adequada da região íntima, manter uma alimentação nutritiva para fortalecer a imunidade e fazer a ingestão constante de água, principalmente no período de calor.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar