O pré-natal é primeiro passo a ser dado ao descobrir uma gravidez e aliado no combate a mortalidade. Ele é fundamental na prevenção e detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais. Elemento fundamental para garantir o desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo risco à gestante.
Em Manaus, 200 profissionais, entre médicos e enfermeiros, integrantes das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), participam em abril e maio de capacitação para aprimorar a qualidade da assistência ao pré-natal oferecida na rede municipal de saúde, visando a prevenção do óbito materno, fetal e neonatal.
A diretora do Disa Sul da Semsa, Jucinara Rodrigues, ressalta a importância das capacitações continuadas para o aperfeiçoamento dos serviços dos profissionais da Atenção Básica.
De acordo com a técnica responsável pelo pré-natal na Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, Gerda Coelho, a assistência ofertada ao pré-natal, parto e puerpério tem papel importante na redução da mortalidade entre mães, nascituros e bebês.
A redução da mortalidade materna integra os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse sentido, a medida busca assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos em todas as idades.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação / Semsa