Manaus é sede da Assembleia Presencial da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), que ocorre no Centro de Treinamento Maromba com início nesta sexta-feira, 23/08 até o dia 26/08. O evento tem como objetivo fortalecer o caminho sinodal e a missão apostólica da CEAMA na região amazônica.
Com o tema “Cristo aponta para a Amazônia: comunhão, missão e participação” e o lema “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5), a Assembleia conta com a presença de representantes das Igrejas locais do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e da Amazônia Francesa.
A vice-presidente da CEAMA, Irmã Laura Vicunã, do Povo Kariri, destacou que a Assembleia discutirá temas cruciais para enfrentar os desafios da Amazônia e também abordará o papel do Rito Amazônico e a Ministerialidade da Mulher.
A reunião contará com cinco representantes sinodais de cada Conferência Episcopal da região amazônica, além de membros da presidência e da secretaria executiva da CEAMA. Também estarão presentes representantes dos bispos amazônicos e de instituições fundadoras, como o Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM), a Conferência Latino-americana de Religiosos (CLAR), a Cáritas América Latina e Caribe e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM).
Irmã Laura fez um apelo à sociedade para que cuide da Querida Amazônia e se torne protagonista na mudança global.
Os participantes terão a oportunidade de se envolver com comunidades locais da Amazônia e encerrar a Assembleia com um maior entendimento e compromisso em relação à região.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar