Arsepam certifica empresa que vai construir termelétrica a base de Gás Natural, em Manaus

gas

A previsão é de que a CEA implante a usina termelétrica até 2026 (Foto Divulgação)

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas – Arsepam iniciou nesta segunda-feira 25/09 o processo de certificação da Companhia Energética Amazonense S.A. – CEA. A empresa será a segunda a ser reconhecida como Consumidor Livre de gás natural no estado. No entanto, a exclusividade de distribuição do Gás Natural continuará com a Companhia de Gás do Amazonas – Cigás.

A certificação da CEA ocorre para que a companhia esteja apta para implantar uma usina termelétrica a base de gás natural, no Estado, até 2026. O início dos testes operacionais está programado para o mês de abril do mesmo ano, período em que deve dispor da infraestrutura necessária para a operação. O diretor-presidente da Arsepam, João Rufino Júnior, explica que o processo iniciou com uma primeira reunião entre a agência reguladora e a companhia.

De acordo com a Lei do Gás, o Consumidor Livre é aquele que utiliza um volume igual ou superior a 300.000 m³/ de Gás Natural por mês e que adquire de qualquer agente produtor, importador ou comercializador. Rufino Júnior destaca que o mercado de Gás Natural está se consolidando no Amazonas.

 

A Refinaria da Amazônia – Ream, localizada na zona sul de Manaus, foi a primeira indústria reconhecida como Consumidor Livre de gás natural do Amazonas. A inclusão ocorreu em outubro de 2022.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar