Na tarde dessa terça-feira (29), o Arcebispo de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner, reuniu-se com Vice-Presidente da República e Ministro de Estado, Geraldo Alckmin, no Gabinete da Vice-Presidência, localizada no Palácio do Planalto, em Brasília – DF. O encontro teve o objetivo de firmar parcerias estratégicas para Desenvolvimento Sustentável e harmonioso da Amazônia.
A audiência institucional visou o fortalecimento do diálogo entre a Arquidiocese de Manaus e o Governo Federal, tendo sido apresentadas propostas que visam integrar educação, energia, cultura, comunicação e economia solidária em uma visão integrada com o presente e o futuro para o Estado do Amazonas, conforme descrito no relatório técnico do Instituto Franciscano Ambiental Internacional (IFRAI).
Educação ambiental e transição energética
Na perspectiva da Educação Ambiental, o Instituto Franciscano Ambiental Internacional (IFRAI), desenvolve e coordena o programa “Educar para Transformar” integrando saúde, economia circular e inclusão produtiva. Com a implantação de unidades de transformação de resíduos, incentivo à coleta seletiva e fortalecimento de arranjos produtivos solidários e tecnologias sociais.
Já o Programa de Transição Energética, envolve a geração de energia solar em propriedades da Arquidiocese de Manaus e o compartilhamento das sobras energéticas com a rede pública, promovendo sustentabilidade e financiando projetos sociais.
Comunicação popular, fundo Patrimonial e Incentivo Fiscal
Também foi abordado a Expansão da Comunicação Popular e Educativa, com apoio para a instalação de 20 retransmissoras da Rádio Rio Mar nos municípios do interior do Amazonas com benefícios diretos a um número maior que 3,1 milhões de pessoas, democratizando a informação e fortalecendo a comunicação educativa e pastoral.
Outra proposta apresentada foi a criação de um fundo Patrimonial Filantrópico, que garanta a perenidade de ações sociais e ambientais desenvolvidas, coordenadas ou executadas pelas instituições vinculadas à Arquidiocese de Manaus, dentre elas: a Sociedade Educadora Beneficente Madre Tereza de Calcutá, a Cáritas Arquidiocesana e a Fundação Rio Mar.
Quanto a captação por Incentivo Fiscal do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), a ideia é a ampliação de recursos via doações de Imposto de Renda de empresas com base nos projetos aprovados, valorizando a cultura amazônica e o ecossistema educativo.
Próximos passos
O relatório indicou que o Vice-Presidente demonstrou receptividade e às propostas e garantias de análises técnicas das demandas por meio da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério de Estado da Indústria, Comércio e Serviços e da Assessoria Jurídica do Gabinete da Vice-Presidência da República.
Estiveram presentes na audiência Frei Ivan Rodighero – Diretor-Presidente do IFRAI; Nilton Eduardo Castilho Costa e Silva – IFRAI, Assessor Técnico em Governança, Planejamento e Gestão de Projetos Estruturantes para Políticas Públicas; Bernardino Edilberto Lima – IFRAI, Assessor Técnico – Parcerias Institucionais; Waires Lemes Brito – IFRAI, Assessor Técnico – Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Dora Sugimoto – Servidora da Casa Civil da Presidência da República – Secretaria de Economia Solidária; Sérgio Knnor – Servidor do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços; Ricardo Padilha – Servidor do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços; e Júlia Cruz, Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC.
Informações: Instituto Franciscano Ambiental Internacional (IFRAI)
Fotos: Cadu Gomes – VPR