Conforme noticiado no mês passado pela Rádio Rio Mar, o Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes, ganhará, a partir desta sexta-feira (17/9), um ‘Spotter Point’. O espaço é o primeiro do Brasil a ser idealizado, projetado e estruturado, exclusivamente, para os amantes da aviação. A estrutura metálica tem 8m² e é coberta para proteção dos spotters do calor e da chuva. A área fica ao lado da locadora Localiza e será aberta às 10h.
O espaço será destinado aos amantes de fotografia de aviação e fica localizado em área pública, próximo à cerca que delimita a área patrimonial, portanto, sem qualquer vínculo com o aeroporto em termos operacionais. E pelo fato de estar em local público, não há restrições quanto a presença de qualquer cidadão.
O projeto é uma iniciativa do coordenador de tráfego do aeroporto manauara, Márcio Souto, e foi conduzido pela Infraero. O Spotter Point recebeu doações de materiais de diversos parceiros do setor aéreo para a elaboração da estrutura, e, portanto, não houve custo para a Infraero.
Márcio, que também é spotter e apaixonado pela aviação, idealizou o local para acolhimento exclusivo dos entusiastas. “O propósito foi para atender este hobby que vem crescendo cada dia no País e no mundo, oferecendo um espaço seguro, confortável e com uma visão privilegiada aos amantes da aviação”, afirma Márcio.
O espaço levará o nome de “Spotter Point Filipe Aquino”, uma homenagem a um jovem apaixonado pela aviação que sonhava em ser jornalista e alimentava um blog e redes sociais com registros fotográficos feitos diariamente no Aeroporto de Manaus. Filipe faleceu em 2020, aos 15 anos.
Para o superintendente do Aeroporto de Manaus, Odone Bizz, abrir as portas para os amantes da aviação reforça o respeito da Infraero com a comunidade local. “Os spotters são importantes parceiros que reconhecem a beleza da aviação e enxergam o aeroporto como um patrimônio que interessa a todos”, acrescenta.
Os spotters
A palavra spotter, em tradução literal, tem o significado de observador ou olheiro. Na aviação, o termo ganha uma variação: plane spotter, ou observador de aviões. O hobby do spotting é bastante praticado em diversos países e tem crescido também no Brasil. Os spotters podem tanto observar a movimentação das aeronaves quanto registrar por fotografias ou vídeo as operações que envolvem a aviação.
Fonte: Rádio Rio Mar, com informações da Infraero
Foto: Infraero