Árbitro de futebol é preso suspeito de estuprar e agredir a ex-companheira em Manaus

O árbitro Hugo Agostinho Chaves da Paixão, de 28 anos, foi preso suspeito de agredir, injuriar e estuprar a ex-companheira, de 23 anos. A prisão foi realizada pela Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) centro-sul, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.

Árbitro de futebol é preso suspeito de estuprar e agredir a ex-companheira em Manaus. (Foto: Divulgação/PC-AM)

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (11), a delegada Priscilla Orberg, disse que os crimes aconteceram na noite do último domingo, quando a vítima retornava para casa. Ela relatou que foi recebida com agressões verbais, tapas, socos e ameaças. O suspeito também a forçou a manter relações sexuais, mesmo diante das negativas da vítima.

“Ele impediu a vítima de sair da residência, passou a injuriá-la com palavras de baixo calão, agrediu com socos, empurrões e puxões de cabelo, causando lesões no rosto, pescoço e braço. Em seguida, forçou a vítima a entrar no quarto, onde cometeu o estupro. Vizinhos ouviram a confusão e acionarami o irmão da vítima, mas o autor tentou justificar dizendo que era uma relação consensual, o que foi desmentido pelos fatos apurados”, detalhou a delegada Priscilla Orberg.

Leia também: Condenado por assassinato de técnica de enfermagem é preso na zona norte de Manaus

Após o registro da ocorrência, a vítima recebeu atendimento especializado, foi encaminhada para exames periciais e teve medidas protetivas solicitadas. A delegacia também representou pela prisão preventiva do suspeito, que foi concedida pela Justiça e cumprida dois dias após a denúncia. De acordo com a delegada, a jovem estava abalada emocionalmente e precisou de apoio psicológico para relatar os crimes.

“Esse é um alerta para todas as mulheres: no primeiro sinal de violência, ainda que não seja física, procure as autoridades e solicite medidas protetivas. Isso pode evitar lesões mais graves e até crimes como o que aconteceu neste caso. A vítima relatou que sofria violência psicológica e que, após desentendimentos recentes, as agressões se intensificaram”, destacou a delegada.

O indivíduo responderá pelos crimes de lesão corporal, injúria e estupro e está à disposição da Justiça.

Nota Federação Amazonense de Futebol (FAF):

A Federação Amazonense de Futebol (FAF), por meio de sua Comissão de Arbitragem, reafirma seu compromisso inegociável com os princípios da inclusão, valorização e proteção das mulheres em todos os seus quadros, especialmente na arbitragem.

A FAF acredita na importância da representatividade e do protagonismo feminino no futebol, e trabalha diariamente para promover um ambiente seguro, respeitoso e igualitário para todas as mulheres. Não toleramos qualquer forma de violência ou desrespeito. Toda e qualquer denúncia envolvendo condutas incompatíveis com esses valores será tratada com o máximo de seriedade e rigor.

Diante das denúncias recebidas, informamos que o árbitro Hugo Agostinho Chaves da Paixão, está preventivamente suspenso de suas atividades enquanto os fatos são devidamente apurados. A Federação também comunicará a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre a suspensão, para que esteja ciente e possa adotar as medidas cabíveis em âmbito nacional. Seguiremos firmes no compromisso de proteger, acolher e promover as mulheres dentro e fora de
campo

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto