O superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, anunciou nesta quinta-feira (7), uma série de medidas para garantir a retomada das atividades da empresa EFFA Motors, atingida por um incêndio de grandes proporções no Polo Industrial de Manaus (PIM). O sinistro comprometeu parte da linha de produção e um depósito de polímeros, mas não afetou o estoque principal nem o almoxarifado da fábrica.

Após incêndio, Suframa garante apoio financeiro, estabilidade dos empregos e reconstrução da empresa EFFA. (Foto: Reprodução)
Durante coletiva de imprensa, Bosco Saraiva assegurou que os 126 trabalhadores da empresa terão seus empregos mantidos, mesmo durante o período de paralisação temporária da produção. O anúncio foi feito ao lado de representantes da EFFA, do Ministério do Trabalho e do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas.
“As notícias, do ponto de vista do momento, são muito boas, porque a empresa nos pediu que ajudássemos a preservar todos os seus trabalhadores. Eles deverão retomar a produção em breve, visto que apenas a linha de produção localizada no galpão foi atingida. A remontagem da linha de produção também será imediata.”, contou.
Leia também: Serviços jurídicos e sociais serão ofertados gratuitamente a mulheres em Manaus
Ele também explicou que parte da equipe técnica da empresa já está mobilizada para trabalhar na remontagem da linha de produção, enquanto os demais funcionários permanecerão em casa com seguro do Ministério do Trabalho.
“Tudo será resolvido em uma mesa de negociação, que deverá ocorrer a partir da próxima semana, juntamente com o Ministério do Trabalho — tanto em razão dos trabalhadores quanto para garantir que a empresa siga pelo caminho mais adequado. A informação é animadora, pois todos os trabalhadores terão seus ganhos preservados. Já na próxima terça-feira, aqui no auditório da Superintendência, realizaremos uma reunião com os 126 trabalhadores, a empresa, o sindicato e o Ministério do Trabalho”, destacou.

Após incêndio, Suframa garante apoio financeiro, estabilidade dos empregos e reconstrução da empresa EFFA. (Foto: Paula Pessoa/UGPE)
Na próxima terça-feira (12/08), cada trabalhador receberá uma cesta básica no valor de R$ 1 mil, fruto de uma doação de uma rede de supermercados local. Segundo Bosco, os organismos do governo federal, como a Suframa, o Banco da Amazônia (Basa) e a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), estão mobilizados para apoiar a empresa na recuperação estrutural e financeira.
Ainda não há uma estimativa oficial do prejuízo total causado pelo incêndio. A empresa aguarda o laudo técnico do Corpo de Bombeiros para iniciar formalmente o processo de reconstrução da área afetada.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar