A empresa responsável pelo caminhão que colidiu com o limitador de altura de veículos na Rua João Valério, em Manaus, retirou o veículo do local na tarde desta quinta-feira (26), por volta de 12h20. O veículo transportava um baú frigorífico e colidiu por volta de 10h15. A estrutura não foi prejudicada e o trânsito voltou a fluir pela via. Segundo o IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana), essa é a segunda vez, este ano, que um veículo colide com a estrutura, que possui limite de 4m de altura.
“Infelizmente, mais uma vez, um condutor desavisado ou desatento que não observa a sinalização por onde trafega acabou colidindo com a estrutura que delimita a altura do complexo viário. Danificou o caminhão dele e a carga que estava transportando”, afirma Hudson Wadick, chefe da Divisão Centro Sul e Oeste do IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana).
Uma faixa da Rua João Valério foi interditada e o trânsito ficou congestionado no sentido São Jorge. O condutor do caminhão foi identificado e é vinculado a uma empresa privada. Ele foi autuado no artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), inciso 6º, por transitar com veículo com dimensões excedentes à permitida na via. A multa é no valor de R$ 195,23 e o condutor perde 5 pontos na carteira de habilitação.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informou que o equipamento não foi comprometido, portanto, sem necessidade de manutenção. O IMMU alerta ainda que o inciso 1º do artigo 231 do CTB determina infração gravíssima, com 7 pontos na CNH e multa no valor de R$ 293,47 para o condutor que transita danificando a via, as instalações e equipamentos públicos.
Foto: Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar