No interior do Amazonas, os municípios de Apuí, Codajás e Parintins suspenderam a realização de eventos aglomerativos, em decorrência do aumento de pessoas infectadas pela covid-19.
Parintins possui o registro de mais de 10 mil casos confirmados da doença. O município de Codajás contabiliza 2.672, e Apuí, 1.628 casos de covid-19.
Em Codajás, um decreto foi publicado suspendendo por 15 dias a realização de eventos em bares, casas de shows e clubes em toda a cidade.
O Secretário Municipal de Saúde do município, Aislan Ruela destacou, além das medidas restritivas, a importância da vacinação.
“Estamos fazendo a nossa parte para reduzir o número de casos, com diversas ações. Mas vale destacar que a vacinação é o método mais eficaz para diminuir esses números”, disse.
Em Parintins, a realização do tradicional evento Carnailha foi cancelado. Também foi prorrogada até o dia 30 de junho a situação de emergência no município.
Segundo o prefeito Bi Garcia, a medida leva em consideração o avanço da variante ômicron no estado e o aumento de casos de covid-19.
“Não podemos vacilar ou promover aglomeração, principalmente diante dessa nova variante. Essa é a decisão, obedecendo recomendações mundiais de saúde”, destacou.
Com relação aos demais eventos, a prefeitura informou que podem ser realizados com 50% da capacidade do local.
O município de Apuí também suspendeu a realização de festas, bailes, shows e outros eventos que promovam aglomeração, em meio ao avanço da covid-19. A medida foi publicda no Diário Oficial dos Municípios do Estado, e também suspendeu as aulas presenciais da rede municipal de ensino.
Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar
Ouça a reportagem em áudio: