A Delegacia Geral de Polícia Civil do Amazonas deve anunciar nesta segunda-feira (25) novos nomes para o alto escalão da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros, após o delegado titular Charles Araújo e as delegadas adjuntas Marna de Miranda e Marília Campelo serem afastados dos cargos.
A decisão pela saída dos delegados foi anunciada na última quinta-feira. O Sindicato que representa a categoria publicou uma nota informando que recebeu com estranheza a notícia relativa à “retirada repentina, sumária e imotivada dos Delegados da DEHS após curiosamente terem conseguido a decisão judicial que prorrogou a prisão de dois empresários muito ricos de uma rede de Supermercado do Amazonas”.
Um dia depois, o Governador Wilson Lima negou relação entre a troca das cadeiras e a prisão do casal de empresários suspeitos do homicídio de um militar. Ouça:
A nota do Sinpol também menciona o fechamento do plantão da Delegacia de Homicídios, que aos fins de semana não conta mais com a presença de delegado e escrivão. O Sindicato afirma que dificultou ainda mais o trabalho da Especializada e sobrecarregou as centrais de flagrante. Uma das delegadas chegou a criticar a medida, pois afetaria na elucidação de crimes, pois testemunhas não seriam ouvidas.
O delegado geral adjunto Tarso Yuri comentou que a mudança nos plantões é um problema que só seria resolvido com a realização de um concurso público.
Ainda assim, o Sinpol destacou que nunca a DEHS havia contabilizado tantas prisões e que não compactua com ato da gestão com caráter de ‘perseguição’ aos servidores. Menciona ainda ser inconcebível que Delegados comprometidos, operacionais, competentes e que desempenham as suas funções com maestria, sejam punidos em virtude da publicidade dada pela imprensa ao eficiente trabalho por eles desenvolvido.
Em nota, a Polícia Civil informou que as alterações nas titularidades das unidades policiais são naturais e fazem parte de medidas administrativas. Reforçou que, na próxima semana, os nomes dos novos titulares serão divulgados. Os nomes cotados para assumirem a DEHS são dos delegados Ricardo Cunha, Daniel Antony e Débora Barreiros.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar