O Ministério da Saúde aprovou a vacinação de profissionais de saúde com a dose de reforço contra a Covid-19. A medida foi definida em reunião na Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização.
A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus informou que as próximas etapas são a emissão de nota técnica e o envio das doses necessárias para essa finalidade. Portanto, não há prazo para o início da aplicação da dose de reforço em profissionais da saúde em Manaus.
Conforme o Governo Federal, a nova etapa da imunização deve ser realizada preferencialmente com a vacina da Pfizer. O grupo vai receber a nova dose seis meses após o profissional ter completado o ciclo vacinal, assim como ocorre atualmente com os idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos.
Município antecipou reforço em idosos
Apesar de o Governo Federal e o Estado do Amazonas ainda não terem informado sobre a terceira dose para outro grupo além dos idosos com mais de 70 anos e profissionais de saúde, tem município que já se antecipou. Benjamin Constant começou a vacinar idosos com 60 anos ou mais. O município afirma que tem autonomia para adotar a antecipação e vacina suficiente, já que na semana passada vacinou com a dose de reforço os idosos com mais de 70 anos.
Ouça a reportagem:
Na semana passada, o Ministério da Saúde pediu que Estados e municípios respeitarem as recomendações da pasta e disse que o planejamento é feito para que todos os entes federativos avancem na campanha e para que não falte vacinas para completar o esquema vacinal de toda população brasileira.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar