Aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 é retomada neste sábado, em Manaus

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai retomar a vacinação da primeira dose contra a Covid-19, neste sábado, contemplando os remanescentes de 18 a 59 anos do grupo das comorbidades, por ordem decrescente de idade.

A retomada da aplicação da primeira dose será possível pelo recebimento de nova remessa do imunizante AstraZeneca/Oxford.

Poderão ser vacinados os integrantes desses grupos que tenham feito o cadastramento na plataforma “Imuniza Manaus” (http://imuniza.manaus.am.gov.br/).

Segundo dados da Semsa, mais de 70 mil pessoas com comorbidades, de 18 a 59 anos, já foram vacinadas. No entanto, cerca de 40 mil pessoas com registro no “Imuniza Manaus”, por algum motivo perderam o agendamento e não haviam procurado os postos de vacinação até o dia 28 de abril, quando a aplicação de primeira dose foi suspensa.

Calendário

Os remanescentes do grupo das Comorbidades serão atendidos ao longo de uma semana, iniciando pelos que têm de 55 a 59 anos neste sábado. Na segunda-feira, será a vez de quem tem entre 50 e 54 anos; na terça, dia 11/5, serão os de 45 a 49 anos; na quarta, 12/5, os de 40 a 44 anos; na quinta, 13/5, os de 30 a 39; e na sexta, 14/5, os de 18 a 29 anos. No sábado, 15/5, a Semsa fará uma repescagem final para todas as idades, encerrando a etapa de atendimento das pessoas contempladas neste grupo prioritário.

Os que vão receber a primeira dose da vacina devem apresentar laudo médico ou outro documento específico que comprove a doença preexistente. Nos casos de obesidade, é aceita declaração assinada por qualquer profissional de saúde de nível superior; os que têm hipertensão e diabetes, podem apresentar receita médica, em papel oficial do SUS ou da rede privada; para pessoas vivendo com HIV, são aceitos o cartão de identificação emitido pelo serviço de saúde; a declaração do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom); ou o resultado de exames específicos (carga viral ou CD4).

Fonte: Semsa

Foto: João Viana/Semcom