A capital amazonense possui um déficit habitacional de 103.471 domicílios, isso representa 12,6% do total de habitações ocupadas. No Amazonas, quase 15% das pessoas gastam 40% do salário para pagar um aluguel, ou moram em uma casa precária, ou com várias pessoas em um espaço pequeno.
Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e levantam um alerta para programas de habitação, principalmente no período chuvoso quando o problema de residências em áreas de risco se agrava, com desbarrancamentos e casas alagadas, resultando casos de morte como os registrados em 2025.
No último fim de semana, famílias beneficiadas com o subsídio do Amazonas Meu Lar começaram a receber as chaves dos apartamentos. Para quem foi contemplado é um alívio financeiro e segurança, como destaca a Lilian Baraúna.
O condomínio fica localizado no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus. Os beneficiados tiveram acesso a entrada do Meu Lar, uma das linhas de atendimento do programa Amazonas Meu Lar, que complementa o valor de entrada de imóveis adquiridos pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida. Os valores do subsídio variam de R$ 20 mil a R$ 35 mil, dependendo da faixa de renda bruta das famílias contempladas.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação