Antes de anúncio do novo ministro, Pazuello divulgou cronograma de vacinas para 2021

O médico Marcelo Queiroga vai substituir Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde. Queiroga é formado pela Universidade Federal da Paraíba e é o atual presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Ele foi indicado no fim da tarde dessa segunda-feira (16) como o quarto Ministro da Saúde, desde o começo da pandemia de Covid-19.

Pouco antes da confirmação, Eduardo Pazuello havia confirmado as tratativas para sua saída do Ministério da Saúde e anunciou que serão distribuídas, ainda em março, 3,8 milhões de doses da Vacina AstraZeneca produzidas no Brasil. Serão mais 38 milhões de doses até o final do mês, contando com a produção do Butantan e doses que devem vir da Coreia e da Índia.

Confira o cronograma:

Cronograma de vacinação do Governo Federal conta com a maior quantidade de doses vindas da produção nacional. Foto: Reprodução / Ministério da Saúde

A União conta com a maior quantidade vinda da produção nacional. Para produzir, o Butantan depende do Ingrediente Farmacêutico Ativo que vem da China e a Fiocruz deve ter o próprio IFA em abril. Pazuello voltou a ser questionado sobre o fornecimento de oxigênio. Os Estados do Acre e Rondônia comunicaram falta do insumo, mas o então ministro negou a responsabilidade do Governo Federal.

Ouça a reportagem:

Ana Maria Reis – Rádio Rio Mar