Atualmente, 4.680 segurados residentes em Manaus e em outras cidades do Brasil ou do exterior, ainda não fizeram o Censo Previdenciário da Amazonprev. A data limite para este grupo foi estendida para 29 de março de 2024 e não poderá mais ser prorrogada.
De acordo com o coordenador de previdência da Amazonprev, Alan Cardec, o Censo Previdenciário dos aposentados e pensionistas que moram na capital amazonense e os que se encontram fora do Estado iniciou em maio de 2023.
Os aposentados e pensionistas que moram em Manaus devem fazer o Censo exclusivamente de forma presencial. É necessário agendar o atendimento no site www.amazonprev.am.gov.br. No agendamento, o aposentado ou pensionista pode escolher que o atendimento seja realizado no prédio anexo da Amazonprev, com entrada pela rua Ipixuna, no Centro; no Cetam Aníbal Beça da Avenida Autaz Mirim, na zona leste ou o Cetam do bairro Dom Pedro.
- Primeira edição de 2024 da “Câmara Cidadã” será realizada nos dias 11 e 12 de abril
- Pagamento do 13º salário de beneficiários do INSS será antecipado; saiba mais
Para os aposentados e pensionistas que residem em outras cidades do Brasil ou no exterior, o procedimento deve ser feito de forma on-line. Nesse formato, é preciso digitalizar os documentos solicitados e anexar juntamente com um autorretrato do segurado. Em ambos os casos, o procedimento deve ser feito na presença do próprio segurado. Todos os documentos devem estar em formato original, sem rasuras e em bom estado de conservação.
Pessoas com dificuldade de locomoção, precisam solicitar a visita domiciliar também no site da Amazonprev. Ao acessar a página, tem que informar CPF e local de residência, e anexar o laudo médico que comprove a condição do segurado, com data de emissão de no máximo noventa dias. No caso de dúvidas, o segurado pode entrar em contato pelo número 0800 800 3400, por meio de ligações ou mensagens de whatsApp.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar