Amazonino Mendes é velado no Teatro Amazonas com honras de chefe de Estado

 

amazonino

Amazonino Mendes é velado no hall do Teatro Amazonas (Foto: Nuno Lôbo)

Aberto ao público desde as 17h30 dessa quinta-feira 16/02, o velório de Amazonino Mendes acontece no hall do Tetro Amazonas, no Centro de Manaus, e segue até às 6h do sábado 18/02. O corpo do ex-governador do Estado chegou por volta das 11h25 no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Amazonino morreu no último domingo 12/02, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, vítima de uma infecção pulmonar.

O “Negão”, como era conhecido, carinhosamente, pelos amazonenses, teve longa e sólida carreira pública, considerado a maior personalidade política do Estado, na atualidade. Ele foi governador do Amazonas por 4 vezes, prefeito de Manaus por três mandatos e senador na república. O governador do Estado, Wilson Lima, destacou o legado deixado pelo político.

Durante suas gestões a frente do executivo municipal e estadual, Amazonino foi responsável por grandes obras. Na área da saúde, se destaca, a construção do Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, inaugurado em 1986; do Hospital e Pronto Socorro João Lúcio Machado, entregue em 1998; e o Hospital Francisca Mendes, em 1999.

amazonino

Dezenas de coroas de flores foram enviadas, em homenagem ao político (Foto: Nuno Lôbo)

O político, também, foi responsável pela criação da Universidade do Estado Amazonas – UEA, da Vila Olímpica de Manaus; do Parque Cidade da Criança; o Bumbódromo de Parintins; o Complexo Turístico da Ponta Negra; e dezenas de obras de infraestrutura, na capital e no interior do Estado. Trabalho esse, reconhecido pela funcionária pública, Rayde Souza, que, emocionada, se despediu do ex-governador.

 

amazonino

Artistas pintam imagem de Amazonino, em frente ao local do velório (Foto: Nuno Lôbo)

Do lado de fora do Teatro, os artistas plásticos, Rosa dos Anjos e Alfredo Araújo, pintaram uma tela com a imagem do político.

O prefeito de Manaus, Davi Almeida, esteve no velório do político acompanhado de alguns secretários municipais, e destacou a importância política de Amazonino. O velório segue, aberto ao público, até a meia noite dessa sexta-feira. No sábado, pela manhã, o corpo do ex-governador será levado, em carro aberto do Corpo de Bombeiros, até o cemitério Parque de Manaus, onde será cremado em uma cerimônia restrita à família e amigos.

Histórico de vida de Amazonino Mendes:

Filho de Armando de Souza Mendes e Francisca Gomes Mendes, Amazonino Armando Mendes, de 83 anos de idade, nasceu em 16 de novembro de 1939, no município de Eirunepé, no interior do Amazonas.

Advogado formado pela Universidade Federal do Amazonas – Ufam, ele, também, atuou como empresário e político, carreira na qual, exerceu diversos cargos por décadas. Foi casado com Tarcila Prado de Negreiros Mendes, que morreu em 2015, com quem teve três filhos: Lívia Mendes, Armando Mendes e Cristina Mendes.

Ao longo da sua carreira política, Amazonino passou pelos partidos: PMDB (1983-1988), PDC (1988-1993), PPR (1993-1995), PPB (1995-1996), PFL (1996-2007), PTB (2007-2011), PDT (2011-2019), PODE (2020-2021) e Cidadania (2022-2023).

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar