O Amazonas vai receber dois helicópteros para auxiliar no combate aos focos de queimadas na Região Metropolitana de Manaus. As aeronaves foram cedidas pelos Estados do Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal. A previsão é que os veículos cheguem à capital amazonense nesta quarta-feira 04/10.
- Governo do AM faz balanço das ações de enfrentamento à estiagem e combate às queimadas
- Prefeito se reúne com forças armadas para ajuda às comunidades afetadas por seca
O governador do Amazonas, Wilson Lima, explica que está em tratativas com os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro para que estes possam, também, ceder aeronaves para ajudar no combate aos incêndios.
O helicóptero cedido pelo Mato Grosso do Sul possui um equipamento semelhante a um cesto, capaz de despejar cerca de 3.000 litros de água em cada sobrevoo, conforme destaca o comandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas – CBMAM, coronel Orleilso Muniz.
As duas aeronaves vão atuar como reforço junto as da Marinha do Brasil. Mais de 400 agentes dos Bombeiros, policiais civis e militares, do Ibama, Ipaam, da Força Nacional e da Secretaria de Meio Ambiente estão atuando no combate ao desmatamento e às queimadas ilegais no Estado.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar