O Amazonas tem 13.800 pessoas na fila do Sistema de Nacional de Regulação (Sisreg) à espera de cirurgias, de acordo com levantamento do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). As filas com maior número de cidadãos são para cirurgia de catarata, retirada da vesícula biliar, retirada do útero e de hérnia.
Por causa dos atendimentos represado, o MPAM estabeleceu, na última segunda-feira (10/07) prazo de dez dias para o Amazonas apresentar o plano de ação solicitado pelo governo federal para o repasse de mais de R$ 12 milhões do Ministério da Saúde do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas no SUS.
Houve uma audiência da promotora de Justiça Luissandra Chíxaro de Menezes com a equipe do Complexo Regulador do Estado do Amazonas, na última segunda-feira (10). O objetivo foi justamente cobrar a execução do Plano Estadual de Redução de Filas no sistema de saúde do Amazonas.
Conforme a promotora Lissandra Chíxaro, o plano estadual deve conter minimamente a lista de procedimentos cirúrgicos, consultas e exames de acordo com as filas prioritárias. A relação dos locais que realizarão os procedimentos cirúrgicos, exames e consultas especializadas também precisa ser apresentada. O plano também deve conter as metas de redução das filas em 2023, bem como o cronograma de execução dos recursos destinados ao Estado.
Com informações do Ministério Público do Estado do Amazonas
Foto: SES/Divulgação