O Amazonas está ganhando espaço no turismo internacional. E a prova deste cenário é ampliação da malha viária. Atualmente, Manaus conta com cinco novos voos diretos para Miami e Fort Lauderdale, na Flórida (Estados Unidos), operados pela Gol e Azul Linhas aéreas. Outro trecho internacional é o voo para o Panamá, operado pela companhia Copa Airlines. Na América do Sul há voos diretos de Manaus para Bogotá, na Colômbia, e Puerto de Ordaz, na Venezuela.
Esse quadro de voos com destino ao exterior vai aumentar. Nesta semana, foi anunciado um novo voo direto do Amazonas para a República Dominicana em 2025. O assunto foi tratado durante a assinatura de um memorando de entendimentos entre a embaixada do país caribenho e o Governo do Amazonas. O acordo prevê ações de cooperação e intercâmbio em áreas como turismo, segurança, cultura e educação.
A embaixadora da República Dominicana no Brasil, Patrícia Villegas, destaca a importância do acordo bilateral para fortalecimento de áreas, como o turismo entre as duas regiões.
Os voos serão operados pela companhia aérea Arajet e terão duração de aproximadamente 4h. De acordo com o governador do Amazonas, Wilson Lima, o objetivo é inaugurar o trecho no primeiro trimestre de 2025.
Conforme o governo estadual, a ampliação da malha viária fortalece as ações para tornar o turismo uma das matrizes econômicas do Amazonas.
Rádio Rio Mar
Foto: Diego Peres