Admissões em alta – Muita gente tem buscado sair do desemprego. Uma notícia boa é que em fevereiro deste ano, o mercado de contratações teve um aumento significativo.
Depois de passar cinco meses fora do mercado de trabalho, Marcele Fernandes ganhou uma oportunidade de recomeçar. Ela foi contratada por uma empresa, como social media.
“De repente, me chamaram no RH e disseram que meu contrato estava encerrado. Fui demitida, e assim, de Setembro até mais ou menos dia 20 de Fevereiro eu permaneci desempregada, até que recebi uma ligação e tudo mudou. A gente sente o impacto, quando a gente é demitido de uma empresa onde você gostava, mas saber que eu tenho uma chance de retomar profissionalmente e na área que eu gosto é muito bom, é muito satisfatório”, comentou.
- Mercado de trabalho: veja quais profissões estarão em alta em 2022
- Taxa de desemprego tem queda de 1,5%, no Amazonas, segundo IBGE
A boa notícia é que Marcele não é a única a ter conquistado uma vaga no mercado. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, no Amazonas, 18.788 contratações foram realizadas em fevereiro de 2022.
O total de admissões teve um aumento de 80% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram realizadas 10.402 contratações.
Ouça esta reportagem em áudio:
Na avaliação do economista Felipe Souza, o resultado mostra um momento de retomada da economia, e não só no Amazonas, mas em todo o país. Segundo ele, as expectativas são boas para os próximos meses.
“Isso mostra em definitivo que a economia realmente está voltando a crescer, está no rumo do crescimento. É o melhor sinal que a economia está se recuperando e está no rumo certo do crescimento. O salário médio de admissão precisa subir um pouco, mas temos que entender que quando tem muita demissão, o salário baixa e com o tempo ele volta a subir. Os números são animadores e repercutem bem no mercado. Podemos ter quedas ao longo do ano, mas acredito que ainda assim com saldo positivo”, explicou.
Apesar disso, as demissões também tiveram um aumento significativo. Em fevereiro de 2021, 11.027 pessoas foram desligadas do mercado de trabalho no Amazonas. Este ano, 15.581 demissões foram feitas. O aumento é de 41%, ou seja, o número de admissões ainda é maior. O importante é manter a expectativa de melhoria dentro do mercado de trabalho.
Rebeca Beatriz -Rádio Rio Mar