Amazonas segue na fase laranja do coronavírus, ou seja, com risco moderado de transmissão

Fase laranja – O Amazonas teve redução de 69% na média diária de casos e houve ainda uma queda e 64% no total de hospitalizações, de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Os dados são referentes ao período de 9 a 22 de fevereiro. Com esse resultado, o Amazonas segue na fase laranja (risco moderado) para a transmissão do novo coronavírus.

Amazonas permanece na fase laranja de trasnmissão do coronavírus

Amazonas permanece na fase laranja de trasnmissão do coronavírus

Nos 14 dias analisados, foram registrados 18.665 casos, representando uma taxa de incidência de 443 casos por 100 mil habitantes no estado. No interior do estado, os municípios que se destacaram com maior taxa de incidência no número de casos foram Envira, com 1.698 casos por 100 mil habitantes e Eirunepé, com 1.249 casos por 100 mil habitantes.

Manaus o terceiro município no ranking de maior taxa de incidência no período analisado, com 733 por 100 mil habitantes. Com relação ao total de internações na capital, 53% eram de idosos acima de 60 anos e 37% em pacientes com idade entre 20 e 59 anos. Já os menores de 20 anos representam 10%.

A assessora Sala de Análise de Situação de Saúde, Leíse Fernandes, que consolida os dados para produção do boletim, falou sobre o perfil das pessoas internadas com a doença.

“Entre esses fatores de risco as principais destas hospitalizações 49% dos pacientes apresentavam pelo menos um fator de risco. Entre esses fatores de risco, as principais comorbidades eram cardiopatias. diabetes em adultos e idosos imunossupressão. Em pacientes menores de 20 anos, considerando a população maior de 12 anos de idade os pacientes sem vacinação apresentam um risco de 14,9 vezes maior de hospitalização do que aqueles com situação vacinal atualizada. Apesar das reduções de casos e óbitos, é importante seguir com as medidas preventivas, incluindo as não farmacológicas como isolamento social utilização da máscara de proteção e também seguir com a situação vacinal atualizado”, destacou.

Ainda conforme o boletim epidemiológico, a média móvel diária de óbitos no Amazonas por Covid-19 é de 2,6 óbitos por dia. O Boletim da Situação Epidemiológica da Covid-19 no Estado do Amazonas é divulgado periodicamente; e traz detalhes da atualização sobre o cenário estadual de Covid-19, incluindo indicadores relacionados à positividade da infecção, hospitalização e óbitos pela doença.

Ouça esta reportagem em áudio:

Rebeca Beatriz -Rádio Rio Mar