Amazonas se destaca como Estado com o menor número de empregadores regularizados

A Pesquisa sobre Características do Mercado de Trabalho, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, mostra que, no Amazonas, os setores Público, de Comércio, Agropecuário e de Pesca são os que mais empregam. Um dado alarmante também mostra que o Amazonas é o Estado com o menor número de empregadores regularizados do país.

(Imagem Divulgação)

(Imagem Divulgação)

Do total de 1,8 milhão ocupados, com idades a partir de 14 anos, 371 mil trabalham em diversas áreas da administração pública. Isso corresponde a 20,9% do total de pessoas ocupadas, no Amazonas; 17,4%, ou seja, 309 mil trabalham no Comércio; 15%, que corresponde a 266 mil pessoas, atuam na Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aquicultura; e 12,4%, 221 mil trabalhadores, estão empregados na Indústria.

(Imagem Divulgação)

(Imagem Divulgação)

Dessa forma, o Estado se diferencia das outras Unidades da Federação, em relação aos setores que mais empregam, destaca o coordenador de Divulgação do IBGE Amazonas, Adjalma Nogueira.

O Amazonas também se destaca, negativamente, pela alta taxa de informalidade.

Entre os quase 600 mil empregadores contabilizados, no Amazonas, apenas 67 mil tem seu empreendimento registrado no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ. Isso mostra que 11,2% são registrados e 88,8% dos empreendedores amazonenses não possuem CNPJ.

(Imagem Divulgação)

(Imagem Divulgação)

Os Estados que tem o maior número de empregadores regularizados, são o Rio Grande do Sul, com 47,8%; Santa Catarina, com 45,4%; e o Distrito Federal, com 44,8%. Já o Amazonas, aparece em primeiro lugar, entre as Unidades da Federação, com o menor número de empregadores regularizados, seguido do Maranhão e Pará.

Acompanhe, abaixo, a matéria completa em áudio:

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar 

  • Sakuratoto