A velocidade que a internet ganha força nas últimas décadas, tem trazido dor de cabeça para alguns usuários por causa dos crimes cibernéticos, a Larissa Castro é cirurgiã dentista, e foi surpreendida com a conta do Instagram dela hackeada.
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, apontam que de 2017 até abril deste ano, foram registrados 14.765 crimes cibernéticos em Manaus, estelionato é um crime que lidera o ranking com 2.982 ocorrências, desde 2017, e somente neste ano, já são 629.
- Delegacia orienta sobre as providências a serem tomadas caso haja transferência de PIX errado
- Pagamento por aproximação no cartão de crédito ou débito: cuidado para não cair em golpes
De acordo com o Especialista em Segurança, Eduardo Araújo, algumas medidas de segurança podem ser adotadas para evitar esse tipo de situação.
Uma lei sancionada em maio deste ano, prevê que crimes como fraude, furto ou estelionato praticado com o uso de um dispositivo eletrônico, serão punidos de forma mais severa, a pena nesses casos pode variar de 4 a 8 anos de prisão. Atualmente quem é responsável por investigar esses crimes, é a delegacia especializada em repressão aos crimes cibernéticos que fica dentro da Delegacia Geral, no bairro Dom Pedro zona centro-oeste de Manaus.
Um outro canal de denúncias é a Delegacia Virtual por meio do site www.delegaciainterativa.am.gov.br./ materiais que comprovem o crime como prints, boletos falsos e outros documentos são necessários para que as investigações possam ser iniciadas.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar