Delegacia orienta sobre as providências a serem tomadas caso haja transferência de PIX errado

A delegacia de Crimes Cibernéticos orienta a população na hora de fazer a transferência por Pix. O descuido na hora de enviar um valor ao destinatário via Pix tem sido um problema para os usuários que utilizam esse modelo de transação financeira.

No entanto, caso tenha feito uma transição para um destinatário de forma equivocada, o erro pode ser desfeito. Há um prazo para o destinatário devolver o valor, como explica o delegado Denis Pinho, titular da Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos.

O delegado ressalta também, que mesmo que o indivíduo não tenha conhecimento que o valor esteja depositado na conta, e acabe usufruindo do dinheiro, a devolução do valor deve ser feita.

A orientação é que em qualquer caso de transferência bancária para um destinatário errado, deve-se procurar a delegacia mais próxima para registar o Boletim de Ocorrência.

Como você já deve ter notado, o Pix é uma inovação que trouxe vantagens importantes. Essa opção de pagamento está disponível 24 horas por dia, em qualquer dia da semana, mesmo fora do horário comercial. Essa é, sem dúvida, um dos maiores diferenciais do Pix em relação aos tradicionais métodos de transferência DOC e TED.

Se você não conhece a pessoa que recebeu o Pix errado, ainda é possível tentar identificá-la por meio da própria chave, se for CPF, e-mail ou celular. Você pode usar essa informação para entrar em contato e solicitar a devolução.
No entanto, se for uma chave aleatória, a identificação é inviável. Aliás, a opção desse tipo de chave existe justamente para garantir ainda mais privacidade ao usuário.

Sabendo disso, você precisa tomar ainda mais cuidado na hora de fazer um Pix. Sempre confirme a chave com o beneficiário, verificando juntos se você inseriu as informações corretamente antes de concluir a transação.

Para registrar um boletim de ocorrência basta acessar: Polícia Civil do Estado do Amazonas (policiacivil.am.gov.br)

Informações: Hiolanda Mendes