Amazonas registra 29 novos casos de câncer infanto-juvenil em 2024

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) registrou, de janeiro a agosto de 2024, 29 novos casos de câncer infanto-juvenil em 2024, uma média de três novos pacientes por mês. Atualmente, ao todo, 90 crianças e adolescentes fazem tratamento oncológico na instituição.

Dentre os tipos de câncer infantojuvenil, a leucemia é o que tem maior incidência em crianças e adolescentes. No Hemoam, dos registros feitos este ano, 25 são de Leucemia Linfóide Aguda (LLA), mas ainda há registros de Leucemia Mieloide Aguda (LMA), Leucemia Mieloide Crônica (LMC) e Linfoma.

Anemia, febre e hematomas de causa desconhecida, aumento da região abdominal, palidez e indisposição, são sintomas que ocorrem com frequência e pode indicar a presença de uma leucemia, tipo de câncer mais comum no público de 0 a 18 anos. A médica hematologista e diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio, destacou que um simples hemograma pode nortear o médico para a suspeita da doença.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a projeção é que o número de casos novos de câncer infantojuvenil para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 7.930 casos. No Amazonas a estimativa é de 200 novos casos por ano, de 2023 até 2025.

Neste mês é celebrado o Setembro Dourado. São 30 dias dedicados a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação