Amazonas realiza campanha “Cuidados com Medicamentos e os Riscos da Automedicação”

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 50% dos brasileiros praticam a automedicação. Já uma pesquisa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), aponta que em 2022 este número chegou a 89%. Tais resultados indicam, também, que a combinação de automedicação e uso inadequado de remédios põe em risco a vida.

Para informar e coibir esses tipos de ação, o Amazonas lança a campanha “Cuidados com Medicamentos e os Riscos da Automedicação”. A meta é orientar sobre os riscos, responsabilidade no armazenamento e no uso de medicamentos, como explica a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), Tatyana Amorim.

Determinadas medicações não necessitam de receitas, mas precisam ser consumidas com cautela. Afinal, um remédio usado em um tratamento pode não ser mais eficiente em outra fase da vida. O chefe do Departamento de Vigilância Sanitária, Jackson Alagoas, relata os riscos mais comuns na automedicação.

A campanha conta com 26 parceiros, entre instituições públicas e privadas. Nesta sexta-feira a iniciativa será realizada no estacionamento do Complexo Turístico da Ponta Negra, zona oeste de Manaus, das 17h às 21h. No local, a população terá acesso a atividades de caráter educativo,  emissão de carteira do idoso para estacionamento, palestras voltadas a políticas sobre drogas, uso irracional de analgésicos e uso indiscriminado de fitoterápicos; além de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Antonio Lima/Secom

Arquivo/Agência Brasil