Trânsito: Amazonas realiza abertura do “Movimento Maio Amarelo”

Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), realizou, nessa sexta-feira (05), a abertura do “Movimento Maio Amarelo 2023”, que visa ações educativas e de conscientização nas escolas, empresas e vias públicas para a redução de acidentes de trânsito.

A solenidade ocorreu no Salão Solimões, anexo do Palácio Rio Negro, localizado na Avenida Sete de Setembro, bairro Centro. Criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (Onsv), uma instituição social sem fins lucrativos, após a Organização das Nações Unidas (ONU) lançar, em 2011, a Década de Ações para Segurança no Trânsito, a campanha Movimento Maio Amarelo comemora, neste ano, 10 anos de atenção e preservação pela vida.

A iniciativa busca, anualmente, unir todos os entes ligados direta e indiretamente ao tema envolvendo trânsito e transporte, como os Detrans, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os Institutos Municipais de Trânsito, entres outras entidades, para conscientizar e alertar a sociedade sobre a importância da segurança viária, tendo como principal objetivo salvar vidas no trânsito.

Ainda na abertura da campanha, foi lançado o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Acidente de Trânsito (Navat) do Detran-AM. O objetivo é orientar e dar suporte com serviços para as pessoas que sofrem com as consequências de acidentes no trânsito, bem como as vítimas e os familiares.

Localizado na sede da Detran-Am, o núcleo vai ofertar serviços na área social, jurídica e de assistência ao Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

A equipe de Educação para o Trânsito do órgão realizará, ao longo do mês, 33 ações com o intuito de conscientizar condutores e pedestres sobre a importância de se respeitar as leis de trânsito e, assim, diminuir os índices de acidentes de trânsito com vítimas fatais e lesionadas.

Durante o Maio Amarelo, serão realizadas palestras de conscientização em empresas e universidades; teatro de fantoches para as escolas de educação infantil e abordagens educativas com distribuição de materiais em toda a capital.

Além de ações educativas, o Detran-AM tem intensificado as fiscalizações de trânsito com foco na “Lei Seca”. Somente no ano passado, foram 1.686 motoristas autuados por estarem dirigindo sob o efeito de bebida alcoólica ou se recusarem a ser feito o teste do bafômetro.

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação