A malha aérea que interliga Manaus a outras localidades do Brasil é motivo de muitas reclamações. Uma delas é a ausência de rotas integrando cidades nos estados do Amazonas, Pará, Acre e Rondônia. A reinvindicação foi uma das pautas debatidas em um encontro entre o ministro Silvio Costa Filho e coordenador da Bancada do Norte, deputado federal pelo Amazonas, Sidney Leite.
Participaram do encontro os deputados federais Silvia Cristina, Gabriel Motta, Airton Faleiro, Defensor Stélio Dener, Alexandre Guimarães e Henderson Pinto.
Na ocasião foi defendida a criação de voos comerciais regulares integrando cidades estratégicas para a economia e o turismo regionais. Foram pontuadas ações para melhorar a infraestrutura de aeroportos, uma delas o projeto “Ampliar”.
A iniciativa visa atrair investimentos privados para a construção, reforma e gestão de aeroportos de pequeno porte nas cidades do interior do Brasil, como destaca o parlamentar amazonense.
A limitação de voos e o preço das passagens aéreas para quem mora na região ou quem deseja vir conhecer as cidades do Norte também nortearam o encontro. Um exemplo concreto desse problema pode ser comprovado durante os meses que antecedem o Festival de Parintins. Em 2025, no período de junho, uma das companhias aéreas chegou a cobrar o valor de R$3.912,40 apenas para um trecho, saindo de Manaus.
Uma reunião já está marcada para tratar deste assunto.
De acordo com o ministro Silvio Costa Filho, o Norte do país é uma região estratégica para o Brasil. Durante o encontro reforçou a importância de o poder público focar no turismo de negócio, no turismo de lazer, e transformar os estados num grande hub logístico, uma vez que esta ação irá garantir, também, o escoamento da produção para toda a América do Sul e gerar desenvolvimento, emprego e renda.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação